Migração
Em 1970, Antônio de Andrade Simões e Petronio Augusto Pinheiro criaram a Refrigerantes da Amazônia, a primeira franquia da Coca-Cola no Norte do Brasil.
Sem parar de empreender, inauguraram em 1973 a fabrica de gás carbônico, Gás da Amazônia, garantindo assim uma das matérias primas essenciais na fabricação de refrigerantes. Então os dois sócios conheceram o que passaria a ser o terceiro sócio, fechando o trio de sócios que formaria o que é hoje conhecido como Grupo Simões, o Osmar Pacífico. Juntos, os 3 sócios adquirem em 1976 a COMPAR - Companhia Paraense de Refrigerantes, fabricante de Coca-Cola em Belém, Pará.
No decorrer da década de 80, são fundadas ainda as fábricas franqueadas de Coca-Cola em Rondônia, no Acre, no Amapá, e mais duas no Pará, nas cidades de Santarém e Marabá, e o Grupo Simões recebe reconhecimento da Coca-Cola do Brasil, como sendo "fabricante da década", em função da coragem e empreendedorismo de acreditar na região, e investir no negócio hoje as empresas de bebidas fundiram se e passaram a chamar-se Brasil Norte Bebidas.
Hoje, o grupo profissionalizado, mas de propriedade das famílias dos 3 sócios fundadores, é formado pelas divisões de Veículos, Logística Portuária e de Gases, contando com duas concessionárias de automóveis Murano e Shizen.
O Grupo Simões enfrentava o desafio urgente de ter que migrar seu data center atual devido a restrições contratuais, o que impunha uma data limite para o projeto. Para atender a essa demanda, foi crucial acelerar as negociações e iniciar o projeto o mais rápido possível. Além disso, os links de conexão com o data center eram limitados, o que aumentava ainda mais a complexidade e a pressão sobre o prazo de migração.
A Enkel esteve presente desde o início, apoiando o Grupo Simões em sua jornada rumo à eficiência e governança de TI. O primeiro desafio foi enfrentado, com a infraestrutura sendo migrada para a nuvem em tempo recorde, uma conquista alcançada em colaboração entre a Enkel e o Grupo Simões, sem qualquer impacto nas operações comerciais. Em seguida, o foco foi direcionado para a implementação da operação contínua, evolução e monitoramento do ambiente com ênfase em governança e ganho de eficiência.
Para garantirmos um boa evolução do ambiente computacional da empresa, focamos em construir uma fundação muito bem arquitetada utilizando as melhores práticas recomendadas pela AWS. Onde configuramos o AWS Control Tower aplicando as politicas globais, provisionando as contas dos workloads em conformidade. Aumentando a agilidade sem comprometer a segurança.
Implementamos a criação de todos os servidores por meio do Terraform (Infraestrutura como Código), de maneira automatizada através de um pipeline. Em paralelo, realizamos a migração dos dados para os servidores de aplicação. Essa abordagem assegurou uma implantação consistente e eficiente, alinhada com as melhores práticas de automação e controle de infraestrutura.
Optamos por empregar o AWS Database Migration Service para migrar os servidores de banco de dados, seguindo um plano estratégico elaborado após testes e validação de cargas de trabalho menores.
A gestão abrangente e o monitoramento minucioso de todo o processo de migração foram conduzidos por meio do AWS Migration Hub, proporcionando uma visualização clara dos ativos já migrados e daqueles que ainda estavam pendentes de migração. Isso permitiu um acompanhamento preciso de todas as fases do projeto, garantindo sua execução dentro dos prazos e padrões estabelecidos.
A parceria com o cliente garantiu o entendimento de todas as aplicações para o planejamento das janelas de migração, enquanto a interação com o time do data center permitiu a melhoria dos links de conectividade. As ações realizadas resultaram na redução de 73% nos custos de nuvem da empresa nos 12 meses subsequentes da migração, mantendo a sustentação e evolução do ambiente com governança e segurança.
Dúvidas? Quer conhecer mais do nosso trabalho?
Por favor, preencha o formulário de contato, nós entraremos em contato.